segunda-feira, 26 de março de 2018

tratamento natural / caseiro

Tratamento natural para a rinite

Existem plantas medicinais que possuem efeito favorável contra a rinite, são elas:
  • Eucalipto e tomilho (timo): usados principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalações.
  • Flor de Sabugueiro: usada como chá (por exemplo, em crianças) ou adultos na forma mais eficaz como “tintura-mãe” ou até em cápsulas.
  • Alcaçuz (ou regaliz): arbusto muito usado na medicina tradicional chinesa e em outras culturas por suas propriedades anti-inflamatórias. Seu efeito é tão forte que o mesmo já foi considero uma cortisona natural, a raiz de alcaçuz é totalmente indicada para o tratamento natural de alergias (devido a uma série de princípios com atividade anti-inflamatória similar a dos glicocorticoides). Não só tem o poder de desinflamar, como também combate à tosse e ajuda a expectorar. Pode ser tomado como infusão, extrato, pastilhas ou mesmo chupando a raiz para extrair seu sumo.
  • Chá verde: ele possui numerosas propriedades para benefício da saúde e baixo teor de teína, por isso pode ser consumido habitualmente. Em casos de rinite alérgica, o chá verde contém um composto que impede a produção de histamina, diminuindo e aliviando a reação e os sintomas da alergia. O ideal é consumir duas ou três xícaras diárias deste chá.
  • Cúrcuma: é antioxidante, anticancerígena, anti-inflamatória, etc. Favorecendo o bloqueio da imunoglobulina e previne ou diminui os sintomas de alergias em geral. Pode ser utilizada em pratos diários, como sopas, ensopados, cremes, refogados, etc. Como não possui sabor tão forte, também pode ser incluída em algumas sobremesas como pudins, flãs, milkshakes, etc. É possível preparar uma bebida à base de cúrcuma e outras especiarias, fervendo uma bebida vegetal (de arroz, aveia, etc.) com cúrcuma, canela, anis estrelado, casca de limão ou laranja e um pouco de açúcar integral, tanto fria quanto quente.
  • Urtiga:  é uma planta medicinal altamente depurativa e que ajuda a bloquear os efeitos da histamina em pessoas alérgicas principalmente ao pólen. Ela também ajuda a evacuar e a refrear produção de mucosidade e ataques de tosse produzidos, principalmente, pela alergia ao pólen e pela reação a outros alergênicos. Pode ser consumida em infusão ou como extrato, além da opção de prepará-la em sopas. Mas cuidado: não se esqueça de utilizar sempre uma luva para a manipulação desta planta!
  • Mel e pólen: falamos que o pólen pode ser agressivo à rinite, mas o mel o contém em pequenas quantidades, por isso, ao consumi-lo, o organismo acaba ficando exposto a doses reduzidas deste alergênico, o que faz com que se acostume a ele e, por consequência, reduz a reação alérgica em temporadas que tenham muito pólen no ambiente.
  • Soro fisiológico.
Atenção!
NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. As informações contidas nesse site têm apenas a intenção de informar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um especialista ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Siga sempre as instruções da bula e, se os sintomas persistirem, procure orientação médica ou farmacêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário