A maioria dos sintomas da rinite alérgica surgem logo após entrar em contato com o alérgeno. Entre os principais sintomas da crise de rinite alérgica pode-se perceber:
- Irritação: no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região.
- Problemas com odores.
- Coriza nasal: é a saída abundante de secreção nasal, de aspecto aquoso. Pode, até mesmo, haver gotejamento espontâneo da secreção. Ocorre devido ao aumento da secreção das glândulas da mucosa nasal. Quando a alergia se prolonga, esta secreção torna-se mais densa, apresentando-se esverdeada ou, quando ocorrerem infecções associadas, amarelada.
- Espirros: muitas vezes, constituem-se no único sintoma da rinite, geralmente, ocorrem logo após o contato com o alérgeno e podem chegar a durar vários minutos.
- Olhos lacrimejantes.
- Obstrução nasal: sintoma bastante frequente. Mais raramente, pode ser o único sintoma que o paciente apresenta. Pode acometer uma ou as duas fossas nasais e é o sintoma que mais incomoda o paciente, pois o obriga a executar a respiração bucal, além de perturbar muito o seu sono (ocorre piora da obstrução nasal quando o paciente deita a cabeça, devido ao acúmulo de secreção no local).
- Prurido (coceira): os espirros geralmente são acompanhados de coceira nasal, que pode estender-se à conjuntiva ocular, ao canal auditivo externo e, até mesmo, ao lábio superior. A presença de coceira na sintomatologia nasal constitui, praticamente, o selo para um diagnóstico positivo de alergia nasal. Tanto os espirros quanto o prurido ou coceira ocorrem por irritação das terminações nervosas da mucosa local, pela presença de edema e da inflamação presente na região.
- Rouquidão.
- Ocorrência de sinusite.
Outros sintomas da rinite alérgica podem se apresentar ao longo de horas, como:
- Congestão nasal.
- Tosse.
- Diminuição da audição, olfato e/ou paladar.
- Dor de garganta.
- Olheiras.
- Olhos inchados.
- Fadiga.
- Irritabilidade.
- Cefaleia.
Dois sinais típicos da rinite alérgica são:
- Acentuação das linhas das pálpebras inferiores (sinal chamado de linhas de Dennie-Morgan).
- Escurecimento da pele abaixo dos olhos, lembrando uma olheira.
A rinite alérgica, em algumas pessoas, pode ocorrer sazonalmente (dura em média de 7 a 10 dias), aparecendo apenas em determinadas épocas do ano. Contudo, muitos pacientes apresentam um quadro quase constante de rinite alérgica, como numerosos episódios ao longo de todo o ano.
Estes geralmente são aqueles que ficam expostos a alérgenos constantemente, seja em casa ou no trabalho. Se o paciente convive em um meio onde está exposto ao alérgeno de forma frequente, a tendência é de que os sintomas fiquem cada vez piores e cada vez mais uma menor quantidade de alérgeno seja capaz de desencadear as crises.
Algumas pessoas se tornam tão sensíveis que outros fatores podem passar a desencadear a rinite, como:
- Cheiro forte.
- Exposição ao frio.
- Fumaça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário