segunda-feira, 26 de março de 2018

Qual profissional médico devo procurar? Qual é o diagnóstico?

 clínico geral ou o otorrinolaringologista poderão diagnosticar a Rinite. O diagnóstico da doença é feito pelo médico através da anamnese e do exame clínico, com auxílio de exames complementares, como os testes cutâneo-alérgicos, dosagem de IgE específica, rinomanometria, rinometria acústica, citologia de secreção nasal e prova de provocação nasal.
É muito importante que o indivíduo relate para o médico os sintomas, pois algumas informações como a época do ano em que se manifesta os sintomas e/ou se ela identificou alguma substância que desencadeou as crises auxiliam e muito o médico!
O teste de alergias pode revelar os alérgenos que desencadeiam os sintomas. O teste feito na pele é o método mais comum e mais eficaz para testar e identificar as alergias da rinite.
Se o paciente não puder realizar o teste cutâneo (por exemplo, por apresentar uma reação alérgica grave), exames de sangue especiais poderão ajudar no diagnóstico. Entre outros exames, o médico poderá solicitar:
  • Exames de sangue: eles podem medir os níveis de substâncias específicas relacionadas a alergias, principalmente a imunoglobulina E (IgE), um anticorpo produzido pelo organismo contra os alérgenos.
  • Hemograma completo: pode ajudar a revelar alergias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário