Os fatores desencadeantes da rinite alérgica são os mesmos da asma brônquica, podendo ser alguns alimentos, animais, ácaros, poeiras, drogas ou até substâncias químicas, embora os inalantes sejam os principais responsáveis pela rinite alérgica.
Deve-se tomar cuidados especiais com:
- Pó encontrado em casa, especialmente em carpetes e cortinas, pois ele é rico em ácaros.
- Infecções do trato respiratório por vírus (especialmente o adenovírus) e bactérias.
- Pelos de animais domésticos (gatos, cachorros).
- Esporos de fungos presentes na terra (poeira) e em suspensão no ar atmosférico.
- Inspiração de ar frio.
- Estado emocional.
- Fumaça do cigarro.
- Inalação de sprays de cabelo e desodorantes.
- Aspirina.
- Exercícios físicos.
- Fatores ocupacionais de algumas profissões como: farinha (para padeiros), pelos de animais ou suas fezes (para pessoas que trabalham em zoológico, clínicas veterinárias, etc.), vapores, etc.
- Alimentos como leite, chocolate, tomate, crustáceos, etc.
Muitas das substâncias presentes no meio ambiente são alergênicas, mas predominam a poeira, o pólen e alguns alimentos. Vejamos:
Poeira doméstica
É a principal causa, esta poeira traz vários componentes maléficos à saúde, como:
- Restos de pelos de animais.
- Descamação da pele humana e de animais.
- Restos de insetos.
- Bactérias.
- Fungos.
- Ácaros, micro-organismos que se adaptam muito bem ao ambiente domiciliar e proliferam com facilidade em temperatura ambiente e locais úmidos. O ácaro mais implicado na rinite alérgica é o Dermatophagoides spp. Seu nome deriva do fato de se alimentar de material orgânico da pele do homem e de animais e fungos.
Por esta razão, os ácaros se acumulam em colchões e estofados. As proteínas existentes no corpo e nas fezes dos ácaros são extremamente alergênicas a pessoas predispostas à rinite.
Pólen
Outra causa de rinite é o contato com o pólen, que ocorre em geral na primavera e no início do outono, quando ele é transportado pelo ar, se encontrando em níveis maiores. No Brasil, esta rinite sazonal é mais comum na região sul.
Alimentos
A alergia alimentar é menos frequente e, num geral, ocasiona outros sintomas além da rinite, como na pele e no sistema gastrointestinal. Embora qualquer alimento possa causar uma reação alérgica, os mais frequentes são:
- Leite de vaca.
- Ovo.
- Soja.
- Trigo.
- Peixe.
- Crustáceos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário