segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rinite vira questão de saúde pública

Que a rinite alérgica – aquele probleminha que deixa o doente sempre com o nariz escorrendo e entupido, cansado e irritado e que, estima-se, atinge cerca de 45 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos – é um enorme desconforto para quem tem a doença todo mundo sabe por experiência própria ou de filhos, irmãos, amigos, etc.

O que nem todo mundo sabe é que a enfermidade já é considerada pela área médica com um grande problema de saúde pública, tanto pelo número de doentes quanto pelo que a alergia pode causar em termos de transtornos sociais e prejuízos econômicos.

Pesquisa inédita sobre a doença realizada no Brasil e outros sete países da América Latina, divulgada no 19º Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, realizado em São Paulo, aponta que a rinite alérgica é responsável por 3,6 faltas ao trabalho por ano para 40% dos 10 adultos que sofrem da alergia, quando estão em dias de intensa crise. Ocorre também a redução na produtividade de até 40%, apontada por 30% dos entrevistados. As crianças passam por problemas semelhantes na escola, segundo a pesquisa Allergies in Latin America, que entrevistou 4.618 crianças, das quais, 123 brasileiras.

Entre os adultos foram 1.088 os pesquisados (dos quais 285 no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário