terça-feira, 29 de dezembro de 2009

rinite alérgica tratamento

Espirros, coriza e olhos vermelhos a cada vez que você abre o armário:

Veja como curar os sintomas da rinite
O que é Rinite Alérgica?

“Rinite alérgica” é a expressão médica usada para designar os sintomas nasais causados por alergias a diversas partículas que circulam pelo ar. Esse quadro clínico tanto pode manifestar-se como um incômodo ocasional quanto como um problema grave, a ponto de interferir em quase todos os aspectos da vida cotidiana. Se os sintomas da rinite aparecerem na primavera, é possível que você seja portador de uma alergia sazonal, também conhecida como febre do feno, desencadeada pelo pólen das plantas. Se você tem sintomas o ano todo – as chamadas alergias perenes – os culpados mais prováveis são os ácaros da poeira doméstica, os fungos ou os pêlos de animais. É possível que você seja alérgico a uma ou mais dessas substâncias. Independentemente do tipo de alergia, os sintomas da rinite são os mesmos. Pessoas que sofrem de rinite alérgica podem apresentar menos resistência a resfriados, gripes, sinusites e outras mazelas respiratórias. Causas da Rinite Alérgica
A rinite é causada quando bactérias, vírus ou outras substâncias entram em contato com o organismo, o sistema imunológico prepara-se para destruir os microrganismos que causam a doença, mas ignora partículas inócuas, como o pólen. Entretanto, em algumas pessoas, ele não consegue distinguir as substâncias ameaçadoras das benignas. Em decorrência disso, partículas inócuas podem desencadear, na área onde o elemento irritante penetrou (nariz, garganta ou olhos), a liberação de histamina, uma substância de ocorrência natural, e de outros compostos inflamatórios.Ninguém sabe por que o sistema imunológico apresenta esse tipo de reação exagerada, mas alguns especialistas acreditam que a má nutrição e os poluentes presentes no ar possam enfraquecer as defesas imunológicas. Em algumas famílias, a rinite alérgica também é hereditária. Sintomas da Rinite AlérgicaOs sintomas da rinite alérgica são claros e característicos:
• Vermelhidão ou intumescência dos olhos, às vezes com círculos escuros à sua volta.
• Espirros.
• Congestão nasal.
• Corrimento claro pelo nariz.
• Garganta irritada.
• Cansaço. Quando procurar um médico alergista ou otorrino?• Se você apresentar espirros ou dificuldades respiratórias – eles podem ser sinal de um acesso de asma, que exige tratamento imediato.
• Se você tiver febre ou dor de cabeça que piore quando a inclina para frente
• Se o catarro estiver verde ou amarelo – ambos podem indicar sinusite.
• Se os sintomas de alergia interferirem em suas atividades diárias, e os suplementos naturais não ajudarem.
Lembrete: Se você tem algum problema de saúde, converse com seu médico antes de tomar suplementos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rinite - Prevenção

A melhor forma de tratar a rinite alérgica é com a prevenção, com medidas para diminuir a presença de agentes alérgenos na sua casa. É preciso evitar sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite.

Você precisa saber que O PAPEL MAIS IMPORTANTE NO TRATAMENTO DA RINITE ALÉRGICA É SEU e que, às vezes, pequenas medidas trazem grandes resultados.

• Evite a tradicional poeira doméstica e os ácaros;

• Evite agentes e substâncias irritantes.Para evitar a poeira doméstica:

• Retire tudo o que possa juntar poeira em sua casa;

• Tapetes, carpetes, cortinas grossas são locais para o alojamento de ácaros e poeira. Os pisos lisos são muito mais fáceis de limpar e não abrigam ácaros;

• Tapetes finos e pequenos, que possam ser lavados, são mais práticos. Cortinas leves, que possam ser lavadas, são as ideais;

• Passe sempre um pano úmido sobre os móveis e no chão — se possível, diariamente;

• Deixe os ambientes sempre abertos para arejá-los e para que o sol entre neles o maior tempo possível.

Rinite tem cura ?

A rinite alérgica tem tratamento, mas infelizmente ainda não tem cura. Quem tem rinite alérgica pode viver sem sintomas, como qualquer um, quando a rinite for tratada corretamente.

O que é Rinite ?


Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Uma em cada 7 pessoas do mundo apresenta rinite alérgica, tanto adulto quanto criança. As rinites têm as mais váriadas causas, desde resfriados, produtos químicos irritantes, até medicamentos e alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos de rinites e muita gente pensa que rinite alérgica é um resfriado que não passa nunca ou uma "sinusite" com dor de cabeça crônica.

Novo remédio para Rinite

O 19º Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, realizado em São Paulo, no início de junho, foi a oportunidade para que os laboratórios apresentassem aos especialistas seus lançamentos que prometem dar melhor qualidade de vida para adultos e crianças que sofrem de rinite. Até o momento nenhum medicamento promete cura, mas os mais modernos falam em controle das crises.

Embalagem mais adequada ao manuseio do medicamento é a novidade da Glaxo. Lembrando que a forma mais eficiente é a de uso local, diretamente na inflamação, através de jato dirigido às narinas, o Avamys (preço médio de 35 reais), promete bons resultados.

Fórmula com novo princípio ativo é o que promete a Nycomed com o Omnaris (com preço médio de 37 reais). O Omnaris tem como princípio ativo a ciclesonida, que, segundo os especialistas, age apenas na mucosa nasal, acabando com os efeitos colaterais dos corticóides. Antes que o Omnaris fosse aprovado nos Estados Unidos, o laboratório Nycomed diz que e o produto ficou um ano em testes. Explica João Ferreira de Mello Júnior, médico-chefe do Grupo de Alergia em Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, que o Omnaris é um medicamento de alta tecnologia e baixa incidência de efeitos colaterais.

Rinite Mata ?

Ninguém nunca irá morrer em decorrência de uma rinite. Isto é fato, garantem os médicos, mas os sintomas da doença podem tornar a vida muito difícil e, em momentos de crise, insuportável.

Dos entrevistados no Brasil, 24% consideram os sintomas - principalmente a congestão nasal - insuportáveis nos períodos mais críticos. Parcela considerável, 41% dos doentes, apontam o cansaço e irritação extremamente penosos. A dificuldade para dormir bem é outro problema. Entre as crianças, a dificuldade em conviver com a rinite é ainda maior: 50% consideram insuportável os sintomas e 84% delas apontam que o pior deles é o nariz entupido.

Rinite vira questão de saúde pública

Que a rinite alérgica – aquele probleminha que deixa o doente sempre com o nariz escorrendo e entupido, cansado e irritado e que, estima-se, atinge cerca de 45 milhões de brasileiros, entre crianças e adultos – é um enorme desconforto para quem tem a doença todo mundo sabe por experiência própria ou de filhos, irmãos, amigos, etc.

O que nem todo mundo sabe é que a enfermidade já é considerada pela área médica com um grande problema de saúde pública, tanto pelo número de doentes quanto pelo que a alergia pode causar em termos de transtornos sociais e prejuízos econômicos.

Pesquisa inédita sobre a doença realizada no Brasil e outros sete países da América Latina, divulgada no 19º Congresso Mundial de Otorrinolaringologia, realizado em São Paulo, aponta que a rinite alérgica é responsável por 3,6 faltas ao trabalho por ano para 40% dos 10 adultos que sofrem da alergia, quando estão em dias de intensa crise. Ocorre também a redução na produtividade de até 40%, apontada por 30% dos entrevistados. As crianças passam por problemas semelhantes na escola, segundo a pesquisa Allergies in Latin America, que entrevistou 4.618 crianças, das quais, 123 brasileiras.

Entre os adultos foram 1.088 os pesquisados (dos quais 285 no Brasil).